Conserto e manutenção Motos

Óleo e filtro do motor

O óleo é um dos principais auxiliares quando o assunto é prevenir o desgaste da motocicleta. Ele serve para manter o motor lubrificado, protegendo as partes móveis do atrito. Também age controlando a temperatura, ajudando a fazer o resfriamento.

Freios

Esse sistema é um dos mais importantes para garantir uma viagem segura. Afinal, um desgaste pode ser fatal para o motorista. Por isso, fique de olho no estado das pinças, pastilhas, lonas e tambores. Se tem dúvidas sobre como identificar problemas nessa região, é só prestar atenção em ruídos ou trepidações enquanto dirige. Isso indica que os freios estão com alguma falha e precisam da avaliação do mecânico.

Parte elétrica

Quando surge alguma falha no sistema elétrico, é muito fácil perceber. Seja uma buzina ou lanterna, em geral, a solução é simples, embora nem sempre saia barato. Em todo caso, o condutor precisa ficar atento, porque, muitas vezes, problemas nessa parte podem acarretar multas, ou seja, prejuízo em dobro.

Capacete

Um item que costuma passar despercebido durante a manutenção da moto é o capacete, tanto o de quem dirige quanto o de quem é carona. Saiba que é muito importante checar a visibilidade (se a viseira está limpa e sem riscos) e se as fitas usadas para prender a cabeça são estáveis, isto é, se não estão frouxas pelo uso contínuo. É isso que vai fazer com que o equipamento cumpra sua função de proteger o motorista e seu passageiro.

Bateria

Em geral, a bateria da moto dura 2 anos, mas isso varia de acordo com a frequência de uso do veículo. Portanto, se você utiliza sua moto regularmente, é possível que precise antecipar a troca. Isso é mais comum em cidades com temperaturas mais baixas. Na hora da substituição, dê preferência a baterias de fornecedores reconhecidos no mercado.

Carburador

Nem toda motocicleta possui carburador, mas, para aquelas que tem, o cuidado é indispensável. Durante a revisão, exija que ele seja limpo e suas peças, verificadas. Em caso de avarias, rachaduras ou problemas nos dutos metálicos, é necessário substituir a peça.

Pneus

Assim como a bateria, a manutenção da corrente depende de onde o motociclista reside. Em lugares mais quentes, por exemplo, ou onde chove com frequência, não se deve seguir a recomendação padrão de lubrificar a corrente com óleo a cada 500 km rodados.

Qual a frequência ideal para fazer a manutenção?

Conforme o tópico anterior, essa resposta varia de acordo com a rotina de uso do condutor. É evidente que motos de passeio não demandam a mesma rotina das motos de corrida. Em média, a motocicleta deve ser revisada a cada 5 mil km para manter uma boa performance. Vale ressaltar que trocas de óleo devem ocorrer em menor frequência, a fim de proteger o motor. A manutenção de moto não deve ficar para depois. Pense nela como um investimento para proteger seu bem e zelar pela sua segurança, bem como a de quem trafega com você.


Endereço

Rua antenor dos Santos, 316 - IPE
São Jose dos Pinhais 83055527, BR

Quem Somos

A Vergueiros Oficina Especializada faz parte da Ligon Holding Brasil LTDA.
www.ligon.com.br

Siga-nos